quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nitinho cobra homenagem a Cleomar Brandi prometida pelo prefeito


O vereador Nitinho (DEM) usou a Tribuna Legislativa na tarde desta quarta-feira, 21/11, para cobrar promessa feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Segundo o parlamentar, a Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, receberia o nome e um busto de Cleomar Brandi e, até o momento, a homenagem não foi prestada.

“Como regra, o prefeito Edvaldo foi à imprensa e prometeu que ia fazer um busto na orla e, faltando um mês para terminar o mandato, a promessa ainda não foi cumprida. Cleomar partiu no dia 17 de julho do ano passado e a promessa foi feita durante o enterro do jornalista, mas a homenagem prometida ainda não foi realizada”, afirmou Nitinho.

Enfatizando ainda mais o pedido ao prefeito, o vereador ressaltou a importância de Cleomar. “Ele tinha Aracaju como sua terra e se dedicava ao povo de Sergipe. Quem acompanhou o sepultamento pôde perceber a importância que ele tinha e tem. Tive a oportunidade de conviver com ele e sei da sua trajetória enquanto pessoa e profissional. Queria pedir ao prefeito que cumprisse com a palavra”, cobrou.

O parlamentar solicitou, ainda, que Edvaldo deixasse, ao menos, a ordem de serviço para que a homenagem seja feita na próxima gestão da capital.

Thamires Fonseca e Bruno Almeida
 Fotos: Alberto Dutra

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nitinho pedi prudência aos vereadores da CMA




Foto: Williams Moraes
O vereador Nitinho Vitale (DEM), acha importante se todos os vereadores tivessem prudência nesse momento em esperar à próxima gestão, até porque se trata de um projeto que vai dar um destino no desenvolvimento do município de Aracaju. “No momento que a gente têm a prudência voltada para sociedade, já que o próprio presidente da Câmara Emanuel Nascimento (PT), anulou todas as emendas que foram votadas aqui nesta Casa, pela forma que estava sendo votado na Casa (CMA), de uma forma truculenta, o agrupamento de oposição  a esse projeto Dr. Emerson e alguns vereadores, entraram com ação na justiça. Nada melhor, já que a população não está confiando, e está repudiando a forma como os vereadores estão votando o Plano Diretor”, apontou Nitinho.

Para o parlamentar, séria importante que o presidente da Câmara de Vereadores, tomasse um posicionamento e deixasse que o plano fosse votado na próxima legislatura, para que o próximo prefeito pudesse analisar. “Se o Plano Diretor for votado agora, só poderá fazer uma nova revisão daqui há 5 anos. Eu fico triste, porque passaram 12 anos, que esse agrupamento esteve a frente da Câmara Municipal de Aracaju, e não se preocupou em fazer a revisão do (PD),  agora na mudança da administração eles querem aprovar o plano que não vem atender os interesses da coletividade”, ressaltou Nitinho.

Nitinho frisou que, o ex-governador Dr. João Alves, já dizia na campanha que iria anular todas as emendas que fossem votadas na (CMA).

Por Williams Moraes
Assessor Parlamentar
Entrevista a Tv Cidade

sábado, 29 de setembro de 2012

"Edvaldo Nogueira quer enganar a população", diz Nitinho


Por
Williams Moraes


Foto: Williams Moraes
O vereador líder da oposição, Nitinho Vitale (Democrata/SE), ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju CMA, na tarde desta quarta-feira, 26/09, para alertar a população de Aracaju que, a prefeitura está cercando as praças públicas para fazer obras. "Quero alertar a população, o povo de Aracaju, que é mais uma enganação do prefeito Edvaldo Nogueira PCdoB, em período de eleição, cercar todas as praças de Aracaju dizendo que vai fazer obras, para pressionar o povo para votar no candidato dele", alertou Nitinho.   
Segundo Nitinho  que andando pelos bairros de Aracaju, ver que a população está percebendo isso, a enganação do prefeito para com o povo. "As praças cercadas não tem um servente dentro das obras, para passar à população de que está trabalhando pensando na população, é uma estratégia que as pessoas não se enganam mais", ressaltou o vereador.
17 de Março
Nitinho  disse que o prefeito pegou o povo e instalou no bairro 17 de Março, sem nenhuma preparação para receber um grande número de famílias. Um bairro que não tem posto de saúde, escola e creche. Para as pessoas desse bairro terem um atendimento médico, tem que se deslocar para o posto de saúde do Augusto Franco.
Escolas
"As escolas do município de Aracaju, nós vereadores precisamos trabalhar fiscalizando, é funcionários das escolas levando a merenda pra casa, essa informação foi de pessoas mães de um aluno. A merenda não está chegando para os alunos, o que chega é broa, por que não tem um controle para fiscalizar. Em que município estamos vivendo", indagou Nitinho.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Nitinho denuncia precariedade em posto de saúde do Mosqueiro



Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM/SE), inaugurou o processo legislativo no segundo semestre de 2012, nesta quarta-feira (01), dando voz aos problemas enfrentados pela população nos postos de saúde de Aracaju em decorrência de sucateamento, falta de medicamentos e precariedade nas marcações de exames e consultas. “Praticamente todos os postos de saúde de Aracaju estão em dificuldade”, alertou Nitinho, citando visita feita a comunidade do Mosqueiro, onde ouviu apelos da população.

O vereador informou que foi convocado pelas mães de famílias do Mosqueiro, para ainda esta semana, retornar ao bairro para uma vistoria em referida unidade de saúde.

Mas, o líder adverte que as deficiências de atendimento são generalizadas, visto que, também o posto de saúde do Conjunto Augusto Franco não vem atendendo satisfatoriamente às necessidades da população.

“A situação está caótica nos postos de saúde de Aracaju”, protestou Nitinho, lembrando que  o Conjunto Augusto Franco tem uma população estimada em 20 mil moradores e a mesma unidade de saúde também deveria prestar atendimento aos moradores do bairro Farolândia e do conjunto Santa Maria. “Estou dando voz a reclamação do povo de Aracaju e não adianta os assessores do prefeito tentarem me desmentir”, repreendeu.

Para o líder da oposição, tanto o prefeito Edvaldo Nogueira, quanto os seus assessores e os vereadores da base aliada, são omissos perante os problemas de saúde da população. “Nunca vi nenhum dos vereadores da base do prefeito assumirem a tribuna desta Casa para comentar sobre uma visita ao posto de saúde do Mosqueiro ou de qualquer outro bairro”, criticou.

Nitinho lamentou que os vereadores da base aliada, em nome da aliança com o prefeito, tratem a população com descaso. “Mesmo vendo os problemas da população, Vossas Excelências ainda apoiam e acreditam nesta administração porque fazem parte dela”, apontou.

“Se Vossas Excelências acham que vale a pena, por serem aliados, desconhecerem a situação da população, eu só lamento”, ironizou o demista, lembrando que é função do vereador fiscalizar a administração municipal. “Não aceitaria de uma administração que não dá atenção à comunidade. Também é obrigação do vereador intermediar em favor da comunidade”, disse.

Nitinho avalia que a indicação política para ocupação de cargos técnicos, como os de diretorias e coordenadorias de postos de saúde, comprometem a qualidade e eficiência dos serviços públicos.

Por Williams Moraes
Assessoria Parlamentar 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Danilo disse que, dentro do agrupamento do PT, somente Valadares Filho é o correto", alfineta Nitinho

Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta quarta-feira (27), para  criticar uma entrevista concedida pelo líder do prefeito, vereador Danilo Segundo(PSB), em matéria publicada em um jornal local.  "Danilo diz o seguinte: Todos os partidos que fizeram parte da base aliada se mobilizaram, convocaram seus filiados, e após discutir o assunto, retiraram suas pré-candidaturas por entenderem que Valadares Filho seria a pessoa que melhor representa a cara de uma administração correta".

Nitinho avalia que, ao se manifestar desta forma, Danilo Segundo deixou claro que, embora líder do prefeito, o vereador não concorda com a administração de Edvaldo Nogueira (PCdoB) à frente da Prefeitura Municipal de Aracaju.  "Ele disse que só o PSB tem a cara do correto. 

Entendi que ele (Danilo) vem apoiando uma administração incorreta, uma administração que na verdade não tem um projeto voltado para coletividade", concluiu o vereador.

O demista disse ainda não ficar surpreso com a atitude do vereador Danilo,  ao taxar a administração do prefeito Edvaldo de incorreta. "Já que, na avaliação de Danilo, o deputado federal Rogério Carvalho,  também  uma pessoa incorreta, seria um dos pré-candidatos do grupo liderado por Marcelo Déda".

Da entrevista concedida por  Danilo Segundo, Nitinho interpreta que o socialista só reconheceu como uma pessoa correta o pré-candidato do seu partido, Valadares filho.

Por Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 21 de junho de 2012

“Decisão de candidatura à PMA visa 2014”, diz Nitinho


Foto: Williams Moraes
O líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitale, comentou, em entrevista à imprensa, o pré-lançamento da candidatura do deputado estadual, Venâncio Fonseca (PP) à prefeitura de Aracaju, com o apoio do PSC, liderado pelos irmãos Amorim.

“Ele (Venâncio) já estava dividido há muito tempo, desde quando votou no senador Eduardo Amorim e no ex-governador João Alves Filho para governador em 2010. Cedo ou tarde esse rompimento iria ter que acontecer. Venâncio teria que contrariar alguém. Ele resolveu deixar o grupo dos Democratas e ficar com o do senador Amorim. Isso já estava perto de acontecer”, analisou o parlamentar.

“Essa discussão da pré-candidatura do deputado Venâncio Fonseca não é uma questão de 2012, é uma questão de 2014. Essa discussão é mais ampla. As pessoas que fazem política, que acompanham a política diariamente, sabem o que está por trás dos bastidores e dessa candidatura”, avaliou.

Nitinho considerou legítima a escolha do progressista. “Eu acho que ele tem a liberdade de escolha porque é presidente de um partido no município em Aracaju. Tem todo direito de ser candidato ao cargo que ele quiser. Agora, nós do Democratas não podemos ficar refém porque nosso partido tem um projeto político para Aracaju, para o povo de Aracaju. Estranho que o deputado tenha entendido isto até ontem. Já que ele agora declarou que vai ser pré-candidato, não está mais no nosso agrupamento político nessa campanha para prefeito. Uma coisa até muito estranha, não sei como o povo vai entender essa decisão de Venâncio, porque ele vai concorrer contra o candidato que ele sempre defendeu e elogiou, dizendo que era o melhor administrador do Estado de Sergipe”, argumentou.

Apesar de não criticar, Nitinho acha incompreensível para a população a mudança de posicionamento político do progressista. “Não adianta, nesse processo todo, querer chutar na canela do Democratas e pregar nos meios de comunicações que não teve espaço político. O discurso não é esse”, repreendeu.

O vereador acredita ainda que o deputado Venâncio Fonseca vai fazer uma boa campanha, respeitando o ex-governador João Alves Filho. “Nós, democratas, temos uma admiração pelo seu trabalho e desempenho que Venâncio teve ao longo desses anos. O trabalho dele ajudou a fortalecer o nome de João Alves e a aliança com João Alves ajudou no crescimento político de Venâncio”, ressalta Nitinho.

Por Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

"Edvaldo Nogueira pensa que o povo é burro"


Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta quarta-feira (20), para defender o agrupamento político que integra, liderado pelo ex-governador João Alves. “Quero dizer ao vereador Danilo Segundo (PSB), o engenheiro que Vossa Excelência falou, aqui, na tribuna da Casa, se chama engenheiro, ex-governador João Alves Filho, o homem que transformou este Estado, o homem que onde passa o povo bate palma. Taí o que deu nas pesquisas: 53% de preferência do eleitoral porque o povo deseja que ele volte a administrar a cidade de Aracaju”.

“O vereador Danilo era um jovem quando João Alves transformou este município de Aracaju e, hoje, no anseio do poder, ao lado de um governo que não pensa no povo e que pouco fez ao longo de 12 anos, critica o que não conhece”, apontou.

Nitinho diz que o grupo do líder Danilo Segundo governou Aracaju ignorando as necessidades da população, citando a falta de infraestrutura urbanística dos bairros Santa Maria e  Coqueiral.

O parlamentar também cobrou a conclusão da obra da ponte que liga o conjunto Augusto Franco ao bairro Inácio Barbosa. “A ponte está pronta, mas faltando a terraplanagem nas cabeceiras”, criticou.

“Só agora que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) vem dizer que irá iniciar as obras do  elevado. Para quê? Para usar politicamente pensando que o povo é burro. A mesma coisa com centro de Aracaju, criando os bolsões de estacionamento. Por que não pensou nisso antes, prefeito? Por que não fez um estudo antes? É brincar com a inteligência do povo. E agora quer transformar a saúde do município onde não se encontra um pediatra em um posto de saúde próximo às casas de famílias”, protestou.



Por Williams Moraes

 Assessoria Parlamentar


terça-feira, 19 de junho de 2012

“Edvaldo quer resolver tudo às vésperas de lançar seu candidato à PMA”


Foto: Williams Moraes

“Agora que está tudo se caminhando para o lançamento do candidato do agrupamento político dele, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) quer virar um santo. Tudo ele quer resolver, depois de ter causado um grande problema no centro da cidade. Pais de famílias foram demitidos, lojas foram fechadas, os comerciantes fizeram passeatas e o governo de Edvaldo Nogueira não tomou nenhum posicionamento”.

O protesto foi feito pelo líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM/SE), ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta terça-feira (19), para criticar o prefeito de Aracaju, pela morosidade com que tratou o problema da proibição dos estacionamentos no centro da cidade, apresentando tardia e parcialmente uma solução o problema do comércio.

"Não tenho nada a comemorar, nem a agradecer ao prefeito. Apresentar uma solução para o problema do comércio é obrigação dele. Só agora ele resolveu criar bolsões de estacionamentos no centro de Aracaju. Por que não viu isso antes, prefeito? Antes de prejudicar os empresários e os comerciários, além de ter desertificado o centro da cidade nas datas comemorativas mais importantes?”, questionou.

O vereador lembra que a CMA chegou a promover uma sessão especial, para tentar uma solução para os estacionamentos nas vias do centro, convidando os empresários, donos de lojas e o superintendente da SMTT, Fernando Nunes, que não compareceu, prometendo marcar uma reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira, que também não deu resposta aos empresários.

Nitinho deixou claro ao prefeito Edvaldo Nogueira que o descaso, a forma grosseira e deselegante com que os empresários e empregados foram tratados por quatro meses não cairá no esquecimento do povo de Aracaju.

“Os empresários do centro da cidade foram prejudicados pela desertificação do comércio durante as datas comemorativas, como por exemplo: Dia das Mães, Dia dos Namorados, em que o comercio tem suas vendas aquecidas”, relembrou.

  

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Falta de apoio político deixou Almeida desequilibrado

Foto: Williams Moraes
A iminência do pleito eleitoral apontando a vitória de João Alves Filho, presidente regional do Democratas em Sergipe, em primeiro turno, com mais de 53% da preferência do eleitorado aracajuano, deixou o deputado federal Almeida Lima (PMDB) desequilibrado.

“Ele está desesperado porque não consegue o apoio de nenhuma liderança”, diagnosticou Nitinho, em pronunciamento, na tarde de ontem, 13 de junho, na Câmara Municipal de Aracaju.

“O deputado Almeida Lima está desequilibrado porque quer ser candidato e não consegue o apoio de nenhum partido, de nenhuma liderança, para o seu projeto político em Aracaju”, esclareceu o parlamentar.

A reação do vereador foi motivada pela acusação de fraude, proferida pelo deputado, contra o resultado da pesquisa do Instituto Única, divulgado na noite da terça-feira (12/06) pela TV Atalaia e ontem (13/06) pelo Jornal da Cidade, sendo reproduzido por todos os veículos de comunicação de Sergipe. “O empresário Walter Franco e seu filho, Augusto Franco Neto, são pessoas sérias, idôneas, e não iriam participar de uma fraude, como está sendo insinuado pelo deputado”, condenou Nitinho.

O democrata também reafirmou a preferência dos correligionários e aliados pelo nome de João Alves, alegando que até o dia 30 de junho - data limite para a realização das convenções partidárias, seu agrupamento político irá se pronunciar pelo anuncio da candidatura.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Nitinho apela ao Governo pelo parcelamento de taxas do Detran/SE


Foto: Williams Moraes

O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), apelou à sensibilidade do governador do Estado, Marcelo Déda, para que ele facilitar as condições de pagamento e regularização de automóveis junto ao Detran/SE, autorizando, por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, para que proprietários possam parcelar as taxas de licenciamento anual e do IPVA. A preocupação do vereador foi pauta de pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta terça-feira (29/05).
“Quando a população compra um carro, o faz em decorrência da ineficiência do serviço público de transporte urbano”.

Nitinho lembrou que, em Alagoas, ao receber o boleto do licenciamento anual e da taxa de IPVA, o contribuinte já tem a possibilidade do pagamento fracionado em até três parcelas disponíveis no documento. 

“Gostaria de apelar a sensibilidade do governador do Estado para autorizar o parcelamento do licenciamento e IPVA, conforme já acontece no Estado de Alagoas. O governo do Estado precisa ser sensível às necessidades da população”, declarou Nitinho, lembrando não haver prejuízos à administração estadual.

O vereador argumenta que a propriedade de um automóvel em Aracaju se tornou uma necessidade básica em decorrência da ineficiência do transporte público urbano, que não tem regularidade, segurança e não atende ao cumprimento de horários exigidos aos trabalhadores da cidade. “Esta situação faz com que muitos trabalhadores precisem deixar de comer para pagar o financiamento de um carro próprio”, alertou.

“Quero pedir ao governador do Estado, ao diretor-presidente do Detran/SE, Bosco Costa, e para que algum deputado estadual adote esta proposta, já que, como vereador, não tenho condições de apresentar este projeto”, clamou.

O líder da oposição também alega que a superlotação dos ônibus em Aracaju obriga ao trabalhador a ter carro próprio. “Diariamente, no horário de pico, pode se observar mais de 100 pessoas dentro de um coletivo que só deveria transportar 47 passageiros”, diz.

“Peço incarecidamente ao governador que seja sensível ao problema da população, visto que, um pequeno IPVA custa em torno de R$ 300,00”.


Williams Moraes
Assessor Parlamentar

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nitinho alerta para o risco das chuvas no Coqueiral e Santa Maria


Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), em  pronunciamento, na Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta terça-feira (22/05), revelou preocupação com os riscos provocados em decorrência das fortes chuvas que caem na capital. Ele relembrou que, há 3 anos, fez uma explanação da situação caótica em que se encontravam os bairros Coqueiral e Santa Maria.

O vereador cobra do prefeito Edvaldo Nogueira as obras de infraestrutura, saneamento, drenagem e pavimentação dos bairros, como forma de prevenir enchentes e desabamentos das moradias subnormais vitimando as famílias carentes de Aracaju.

"Hoje, em período de chuvas, a gente vai visitar esses bairros, a situação é a mesma. E aí o prefeito Edvaldo Nogueira vai deixar a Prefeitura no dia 31 de dezembro e, depois de 12 anos de administração de  Marcelo Déda e do prefeito Edvaldo Nogueira, vai deixar as comunidades na mesma situação de risco que eles encontraram há 12 anos. As pessoas que vivem nesses bairros vivem na lama", indigna-se.

Para Nitinho, Déda e Edvaldo Nogueira são insensíveis e prejudicam a população com o exclusivo objetivo de fazer prevalecer seus interesses políticos e eleitorais. O parlamentar relembrou também que, quando seu partido - o Democratas-, esteve à frente do Governo do Estado, tentou  fazer as obras do Coqueiral e Santa Maria, ficando impossibilitado por se tratar de responsabilidade exclusiva da administração municipal. "Eles (Déda e Edvaldo) rejeitaram a contrapartida que o governo queria dar ao município para a execução das obras", afirmou.

"O Governo do Estado, na época, fez toda a Orla da Atalaia, deixou aquele cartão postal para o povo do município de Aracaju, do estado de Sergipe e do  Brasil. E ficou um pedaço da orlinha -  o Farol da Atalaia -, que o nosso governo tinha preparado um projeto de um Pier. Mas, o então-prefeito de Aracaju, hoje  governador, não deixou fazer a obra por orgulho. Até hoje a orlinha está inacabada porque a prefeitura não teve a competência de fazer 200 metros de obra que faltavam", criticou.

Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Praças de Aracaju vivem situação de tragédia, diz Nitinho


Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM/SE), reiniciou, na tarde desta quinta-feira (17/05), a série de exibições em vídeo das visitas de vistoria que tem  feito, registrando os graves problemas da capital. 



Segundo Nitinho, o objeto do vídeo foi a situação caótica em que se encontram as praças públicas em decorrência do abandono por parte da Prefeitura de Aracaju. 



“As praças Tobias Barreto, Fausto Cardoso, que são espaços históricos desta cidade, estão esquecidas pelo poder público e entregues às baratas”, condena.  

Foto: Williams Moraes
Outro exemplo apresentado pelo vereador foi o posto policial, localizado na praça do Conjunto Santa Tereza, que conforme o parlamentar, encontra-se em estado de abandono e inoperância, servindo de abrigo para desocupados e marginais, deixando a comunidade exposta a insegurança. 

“A segurança pública em Sergipe está um caos e a praça do Santa Tereza, construída na gestão do então prefeito Almeida Lima, há 18 anos, foi desprezada pelo prefeito Edvaldo Nogueira”, protestou.

“O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o governador do Estado, Marcelo Déda, estão provando que não têm compromissos com o povo”, criticou Nitinho, referindo-se ao sucateamento das praças por parte da PMA e falta de segurança pública, de responsabilidade do Governo do Estado.

Além da praça Fausto Cardoso, do Conjunto Santa Tereza, outros exemplos de praças abandonadas apontadas pelo vereador foram a Silvio Romero, Camerino e Tobias Barreto. “O calçamento da praça está totalmente destruído, impondo riscos aos idosos, que não podem transitar com segurança”, alertou.

Foto: Williams Moraes
Nitinho cobra maior atenção do prefeito Edvaldo Nogueira e pede a atuação da Guarda Municipal na conservação do patrimônio público. “Pedimos que o prefeito Edvaldo Nogueira tome providências porque a comunidade não pode conviver com esta situação”.

O parlamentar reivindica espaços públicos e áreas de lazer para o convívio da população. 

Segundo Nitinho, a PMA confere tratamento diferenciado às comunidades, quando não dá manutenção nos logradouros da periferia. “Você vai na Zona Sul, está tudo limpo, pintado e organizado. Você vai na Zona Norte, a situação é de total abandono”, afirmou, advertindo que falta manutenção nas obras.

Nitinho exige manutenção para garantir maior responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, evitando a necessidade de grandes reformas nas praças por falta do cuidado permanente. “Está faltando cuidado, fiscalização e manutenção para que as praças se mantenham conservadas”, apontou.


Por Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nitinho diz que falência e demissões rondam o comércio de Aracaju


Foto: Alberto Dutra
 O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), em pronunciamento, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quarta-feira, 9/5, voltou a protestar pelo caos promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, ao proibir o estacionamento no Centro Comercial de Aracaju. "Todos sabem que o Dia das Mães representa para o comércio a segunda data de maior venda e a PMA ignora a situação do comércio, quando o prefeito Edvaldo Nogueira adiou uma reunião para daqui a 15 dias", alertou.
O parlamentar também protestou pela ausência do superintendente da SMTT na CMA. "Estou triste com a ausência do superintendente da SMTT, senhor Fernando Nunes, que poderia dar satisfação a esta Casa e aos empresários. Na verdade ele não teve a coragem de enfrentar os empresários e os vereadores na sessão da Tribuna Livre da última segunda-feira", relembrou.
Segundo Nitinho, o comércio de Aracaju já vive o risco de falência iminente e demissão em massa, exigindo que a administração municipal não adote providências urgentes para contornar o problema. "Os empresários não têm como bancar a folha de pagamento com a queda das vendas no comércio de modo a manter os funcionários na loja trabalhando", advertiu.
 
"O senhor Fernando Nunes fez parte desse ordenamento de mudanças no trânsito de Aracaju e tem todo o conhecimento a respeito desse projeto. Ele teve medo de vim a esta Casa para enfrentar os empresários e os vereadores. Nós não podemos aceitar o desrespeito e a falta de democracia do superintendente da SMTT para com os vereadores e os empresários do município de Aracaju", reforçou.
 
Nitinho vê desrespeito e insensibilidade também por parte do prefeito de Aracaju para com o problema do comércio. "Infelizmente, o prefeito está sendo insensível ao apelo dos empresários e dos trabalhadores que perderam seus empregos". O vereador entende que o prefeito Edvaldo Nogueira deveria ser sensível, apresentar uma alternativa, convidar os empresários e abrir um debate sobre o problema.
 
Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nitinho Vitale vê desrespeito da SMTT para com a CMA, o povo e os empresários do comércio de Aju


Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), classificou como uma falta de respeito da Superintendência Municipal de Transporte e Transito – SMTT, para com o poder legislativo de Aracaju a falta de diálogo com os vereadores e representantes dos empresários sobre a proibição dos estacionamentos no centro comercial da capital. “Na verdade, Antonio Fernando Menezes, o novo superintendente da SMTT, é um tapa buraco e fugiu da raia, quando não compareceu a esta sessão”, apontou.

“Na verdade, este será um debate que não produzirá nenhum resultado. Para se vê o tamanho do desrespeito da SMTT para com a Câmara, o povo e o comércio de Aracaju”, 


protestou o líder, alegando que a ausência dos representantes da SMTT na sessão da Tribuna Livre da CMA, para tratar da falta de estacionamentos no comércio, inviabilizaria adoção de medidas corretivas urgentes.


Nitinho entendeu que realização da “Tribuna Livre” desta segunda-feira na CMA (07/05) se limitou a uma sessão de desabafo. “Acho que as faixas de protestos afixadas aqui na CMA deveriam ser colocadas na porta do prefeito Edvaldo Nogueira”, orientou. 

“Ele (Edvaldo Nogueira) é o gestor de Aracaju e tem o poder de melhorar esta situação caótica em que se transformou o centro da cidade”, condenou.

O vereador se mostrou preocupado com os prejuízos aferidos pelos comerciantes, motivando demissões no comércio, visto que boa parte dos empresários decidiu fechar as portas no centro, buscando outra localidade para dar continuidade as suas atividades.

Nitinho denuncia que a Prefeitura Municipal de Aracaju decidiu por prejudicar os comerciantes do centro em favor dos interesses de um dos shoppings da capital.
Ele também considerou estranha a recusa de diálogo com os empresários por parte do prefeito Edvaldo Nogueira. “Este comportamento do prefeito está prejudicando a população, o trânsito e comércio”, alertou. 

O líder da oposição também critica o legislativo municipal por não ter tomado partido nas discussões do trânsito, quando as medidas restritivas foram adotadas pela SMTT. “Nós deveríamos ter discutido mais estas questões, quando a SMTT decidiu por estas medidas abusivas e antidemocráticas”. 

Fonte: Williams Moraes - Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 26 de abril de 2012

“Déda fechou os olhos para a segurança”, denuncia Nitinho

Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Josenito Vitale (DEM), revelou preocupação com a falta de segurança pública na capital sergipana, citando como exemplo o clima de tensão e medo em que vivem comerciantes e frequentadores da Orla da Atalaia. “Não só os moradores e frequentadores da orla, mas de todos os bairros de Aracaju”, reclamou.

Nitinho pelou ao presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento (PT), pela realização de uma audiência no plenário, com a participação de comerciantes e populares, para discutir os problemas da segurança pública em Aracaju. “A maior preocupação do povo é a falta de segurança pública nas ruas”, afirmou.

O vereador também apelou ao governo do Estado para que realize concurso público com o objetivo de suprir a deficiência de contingente nas corporações de polícia de Sergipe. “Existe atualmente uma defasagem de 3 mil homens na Polícia Militar de Sergipe”, protestou Nitinho.

“Infelizmente, o governador Marcelo Déda fechou os olhos para a segurança pública de Sergipe”, condenou, reafirmando uma defasagem de 3 mil homens somente na PM.

O vereador lamentou que a falta de segurança no Estado tenha tirado a paz da população, que se vê acuada em suas casas, não se sentindo tranquila para ir até a padaria ou uma farmácia, pelas frequentes ameaças de assaltos e sequestros relâmpagos.

Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nitinho quer apoio dos vereadores para corrigir distorções no reajuste dos servidores




Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), fez pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta segunda-feira (02), pedindo o empenho e a participação dos vereadores de Aracaju na luta dos servidores públicos pela valorização profissional e correção de distorções, durante as discussões e apreciações ao projeto de reajuste salarial anunciado pela Prefeitura de Aracaju. 

Nitinho diz que não questiona os 40% de reajustes anunciados na propaganda do prefeito Edvaldo Nogueira, mas esclarece que a concessão é feita apenas a algumas categorias e não contempla a totalidade dos servidores, gerando insatisfações.

O líder da oposição contesta a tese anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira de que, com o reajuste, um enfermeiro passa a perceber salário básico de R$ 6,5 mil. “Na verdade, um profissional com 26 anos de trabalho, encontrando-se na letra J, só percebe R$ 3,5 mil. Para que um servidor chegue ao salário da propaganda, tem que chegar à letra R, condição estabelecida para a conquista dos anunciados R$ 6,5 mil”, contestou, afirmando que o servidor jamais atingirá esta condição.

Nitinho afirmou ainda ter conhecimento de informações de que o servidor que sofrer reclamações na ouvidoria do órgão público, pode ter seu percentual de reajuste rebaixado de 33 para 23%. “Ou seja, se o servidor concorda com a política da administração, pode ganhar 33%, se discorda e reclama, pode ter seu percentual reduzindo para 23%. Isto é uma forma de perseguição”, denunciou o demista.

Ele pede a atenção dos vereadores não só para a categoria da enfermagem, como também para a guarda municipal, para os servidores da SMTT, entre outros.
Nitinho também considerou estranho o fato do prefeito ter feito o anúncio do reajuste, sem ter enviado o projeto para análise da Câmara. “Espero que ele esteja reavaliando suas propostas em relação às categorias que se sentem prejudicadas”.

O líder quer a participação efetiva dos vereadores para ouvir as reivindicações dos servidores, assumindo o compromisso de endossar as emendas propostas pelas categorias durante a apreciação do projeto no legislativo municipal.


Por Williams Moraes
Assessor Parlamentar

quinta-feira, 29 de março de 2012

Nitinho quer análise profunda ao reajuste para evitar prejuízos à enfermagem

Foto; Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale 
(DEM), usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta quinta-feira (29), para dar voz ao protesto da categoria de enfermagem vinculada à Prefeitura Municipal de Aracaju. 

“Os enfermeiros ainda não sabem qual é a proposta real do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para a categoria”, protestou o vereador, acrescentando que foi procurado pelos representantes sindicais da categoria, que buscam esclarecimentos sobre o reajuste anunciado pela PMA. 

“Estou trazendo a mensagem dos servidores, que estiveram concentrados aqui, na porta desta Casa, e me pediram para representá-los no parlamento”, justificou, ressaltando que a CMA promoverá uma sessão da Tribuna Livre para que a categoria tenha a oportunidade de manifestar suas considerações aos vereadores. 

Nitinho se disse surpreendido pela mobilização dos enfermeiros, na porta da CMA, pedindo apoio dos vereadores para a categoria, logo após o anúncio festivo feito pelo prefeito no início da semana.

Uma das preocupações do vereador refere-se ao processo de municipalização médica, para formação do Programa de Saúde da Família, quando os enfermeiros foram incorporados à administração municipal, com o compromisso do pagamento da complementação salarial para alcançar as remunerações pagas pelo Estado. "Como nunca houve o recolhimento desta complementação junto ao Previdência Social, estes profissionais sofrerão redução de suas remunerações no ato de suas aposentadorias", apontou. 

O parlamentar justificou que os enfermeiros permanecem em greve porque se sentem prejudicados pela proposta de reajuste anunciada pelo prefeito. 

Segundo Nitinho, as declarações da presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Flávia Brasileiro, contradizem a propaganda oficial, de que, com o reajuste salarial, um enfermeiro terá salário básico de R$ 6,4 mil. 

“A informação do prefeito é de que terá o salário básico de R$ 6,4 mil o enfermeiro que chegar a letra R, pela tabela de servidores”, lembrou.

O vereador diz ter sido informado pela categoria de que, atualmente, um enfermeiro com 26 anos de trabalho, encontra-se na letra J, percebendo mensalmente cerca de R$ 3,6 mil. “Sabe quando um enfermeiro vai chegar à letra R? - Nunca”, conclui Nitinho.

“Mais uma vez, o prefeito faz uma propaganda passando uma imagem enganosa para os servidores da prefeitura e para a população de Aracaju”, denunciou.

Ainda assim, Nitinho pede calma e prudência à categoria, para aguardar achegada do projeto governamental à CMA.

Nitinho também apela para que, quando o prefeito enviar o projeto à CMA, os vereadores tenham tranquilidade e total atenção, procurando analisar a proposta do prefeito, ouvindo também os representantes de sindicatos, com o objetivo de analisar as reclamações das categorias, podendo absolver suas reinvindicações, como forma de emendas ao projeto governamental.


O líder da oposição reconhece que a categoria médica foi contemplada pela administração. Mas, adverte para os demais servidores estão satisfeitos com o anúncio do prefeito. “O posto de saúde não funciona só com médicos. Funciona com o auxiliar de enfermagem e com os enfermeiros. Muitos estão sem funcionamento porque a categoria está em greve. Aliás, muitas categorias estão em pé de guerra, prestes a declarar greve, contradizendo a propaganda do prefeito”, reafirma.

O vereador explica não ter interesse na crítica imotivada contra o prefeito. Mas justifica que prefere aguardar a análise do projeto na CMA, antes de tecer elogios sem fundamentos consistentes. 

“Estou defendendo os servidores que estão se sentindo prejudicados. Acabou-se o tempo do servidor alienado, que não sabia discutir os seus direitos”, alertou.

Fonte: Williams Moraes - Assessoria

quinta-feira, 15 de março de 2012

Nitinho quer PDA aprovado antes das Eleições 2012

Por Williams Moraes


Foto: Williams Moraes
O mês de maio foi defendido com prazo limite para que a Câmara Municipal de Aracaju coloque em votação e aprove o Plano Diretor de Aracaju pelo  líder da oposição, vereador Nitinho (DEM), em pronunciamento na tarde desta quinta-feira (15). “As construtoras hoje mandam na cidade de Aracaju”, protestou, advertindo para o crescimento desordenado da cidade.

“Quanto mais demora a votação, mais dificulta a aprovação do Plano Diretor de Aracaju nesta casa, visto que estamos em ano eleitoral. Nós temos a obrigação de até o final de maio aprovar o PDA nesta casa, sob pena de ter que deixar para votação somente na próxima legislatura”, advertiu Nitinho, adiantando que os legisladores se utilizarão do argumento do que o ano é eleitoral para não colocar o projeto em votação.

Nitinho entende que o retardamento da votação do PDA favorece a Prefeitura de Aracaju e indigna a população. “A prefeitura vai bater palmas e seus gestores ficarão felizes porque o ficamos mais um ano sem o Plano Diretor”. 

Para o vereador, a sociedade aracajuana não consegue entender o porquê do PDA ainda não ter saído das gavetas, mesmo reconhecendo que a CMA vem discutindo e realizando as audiências públicas. “A Câmara está perdendo o discurso porque a população não vai mais aceitar desculpas e nada do PDA aprovado nesta Casa. Até parece uma coisa arrumada”, suspeita.

“É importante que até o final de maio a CMA dê uma resposta a sociedade aracajuana”, clama Nitinho, lembrando que a população já começa a reagir e a cobrar dos vereadores a aprovação do PDA. 

“Se brincar, nós vereadores vamos perder a credibilidade junto à população, que não irá acreditar na Câmara, que não consegue avançar no debate sobre o PDA”, afirmou, justificando já perceber um desinteresse da população pelas discussões.

Nitinho apela para que a Mesa Diretora da CMA agilize a tramitação do PDA, alertando que as construções irregulares acontecem de forma acelerada e desordenada em Aracaju. 

O líder da oposição também considerou importante a participação da OAB/SE e de outras entidades, apresentando emendas ao projeto em tramitação na CMA. “É importante que todos os vereadores - e não só a relatora Míriam Ribeiro, tenham acesso a essas emendas, para que tenham condições de analisar”, reivindicou.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ciclomotores: Nitinho diz que SMTT e DETRAN/SE ignoram o Código de Trânsito Brasileiro

Por Williams Moraes


Foto: Williams Moraes
"Nós temos que ter compromisso com a vida, com o pai de família, com as crianças, com a sociedade em geral”, defendeu o líder da oposição, vereador Nitinho (DEM), em sessão legislativa, na tarde desta quarta-feira (14/03), na Câmara Municipal de Aracaju, ao realizar pronunciamento exigindo providências da SMTT e do DETRAN/SE no que se refere ao alto índice de acidentes envolvendo ciclomotores nas ruas da cidade.

Na avaliação do vereador, a Prefeitura Municipal de Aracaju se omite diante dos problemas do trânsito para evitar o desgaste político. “Acho que a PMA está ausente neste processo”, repreendeu. 

Nitinho denunciou a SMTT e o DETRAN/SE pela não aplicação da Lei Federal nº 9.503, que estabelece o Código Nacional de Trânsito Brasileiro, prevendo o ciclomotor como veículo automotor, impondo uma série de exigências, tendo com a principal delas, que seu condutor seja devidamente habilitado, portando a Carteira Nacional de Habilitação - CNH.

Na avaliação do líder da oposição, a legislação já restringe a condução de ciclomotores a maiores de 18 anos devidamente habilitados pelos DETRANs. “Os menores de 18 anos são considerados inimputáveis, portanto, não podem conduzir ciclomotores”, alertou o vereador.

Nitinho entende que, ao ignorar a legislação e deixar de punir os infratores, a SMTT e o DETRAN/SE prevaricam e se omitem diante das diversas irregularidades cometidas pelos condutores não habilitados, permitindo o alto índice de acidentes nas ruas da cidade.
O vereador pede que a Câmara Municipal de Aracaju tome a iniciativa de buscar uma legislação que propicie uma fiscalização mais rigorosa do trânsito com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e mortes envolvendo menores de 18 anos

quarta-feira, 7 de março de 2012

Nitinho diz que Edvaldo tenta reabilitar a própria imagem



Por Williams Moraes
 
Foto: Williams Moraes
“O prefeito dos 80% de rejeição, num ato político, tenta reabilitar a própria imagem com o discurso do reajuste zero na tarifa do transporte coletivo de Aracaju”. A denúncia foi feita pelo líder da oposição, vereador Nitinho (DEM/SE), em pronunciamento, na Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta quarta-feira (07/03).

“Há alguns anos, o vereador Nitinho vinha reivindicando diariamente para que o prefeito baixasse a taxa de administração e de ISS do transporte coletivo”, afirmou, lembrado que Edvaldo Nogueira se mantém há 12 anos na Prefeitura de Aracaju, sem nunca ter se preocupado em atender às reivindicações da população, no que se refere à qualidade dos serviços e a necessidade de realização da licitação pública para as linhas de transporte.

Nitinho entende que somente “empurrado por pesquisas de opinião pública que apontam até 80% de rejeição a sua administração, Edvaldo Nogueira teriam anunciado a redução da taxa de ISS” com o objetivo de baratear a tarifa.

“Edvaldinho, para se perdoar, baixou a taxa de 5 para 2% a taxa de ISS, para atender aos trabalhadores, aos estudantes, que ele bateu durante 11 anos, quando não escutava o clamor do vereador Nitinho nesta Casa, que pedia para ele não dar o aumento do transporte público no município de Aracaju”, condenou.

“A população sabe, prefeito de 80% de rejeição, que isso tudo é uma manobra para reabilitar sua imagem, dizer que é um moço bonzinho e atrelar este ato ao seu candidato a prefeito de Aracaju”, alertou, alegando ter percebido a reação de reprovação da população ao anúncio eleitoreiro do prefeito.

“A população aprova, mas sabe que este ato é político e visa tirar proveito em ano eleitoral. Por que só depois de 11 anos este prefeito ficou bonzinho agora?”, ironiza.  
No entanto, o líder da oposição se declara feliz pela decisão tardia do prefeito e adianta  que irá votar favorável à redução da taxa de ISS. “Estou feliz porque foi uma vitória do vereador Nitinho, uma vitória da população”.

Nitinho critica o discurso protecionista do prefeito Edvaldo Nogueira. “Ele agora faz discurso de quem foi o pai da criança, de que estava preocupado com os trabalhadores e estudantes, com a população em geral”, condenou.

O vereador reafirma o apoio da oposição, justificando que a bancada não atua com raiva, nem com ira contra os adversários. “Estamos a serviços do povo de Aracaju”, concluiu.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Nitinho cobra combate ao crack e assistência às vítimas



Foto: Williams Moraes
O vereador Nitinho (DEM), usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, para alertar as autoridades sergipanas para a epidemia do crack, envolvendo e ameaçando o futuro de crianças e adolescentes em Aracaju.

“Diariamente, encontramos famílias desesperadas, ao ponto de ver um pai e uma mãe precisarem acorrentar seu filho no quarto. Às vezes até tratar como um presidiário, o deixando isolado, porque o desespero de ver o seu filho destruindo a sua casa, levando tudo que tem dentro da casa para vender, trocar e poder fazer o uso do crack, uma droga que está acabando com os jovens do município de Aracaju", lamentou.

"O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) dá um grande discurso da administração, dizendo que está fazendo vários projetos para amenizar a situação dessas famílias e desses jovens. Um exemplo é o Hospital São José, no bairro Santo Antônio, onde 14 leitos estão prontos aguardando que a prefeitura repasse R$ 60 Mil reais para poder comprar os materiais e equipá-los, para que tenha condições de prestar atendimento aos doentes e aos viciados em drogas. Agora a prefeitura gasta milhões com festas como: Forró Caju, Projeto Verão e Carnaval. Eu acho que a cultura tem que ter apoio para ser fortalecida. Mas antes da cultura, tem que cuidar da vida, cuidar da família porque eu acho que o administrador público, quando ele assume o mandato, tem que olhar o povo que deu a ele o mandato de prefeito, como se fosse a sua família, cuidar das crianças como se fossem seus filhos. Porque o discurso da administração de Edvaldo Nogueira é para todos, o que não é verdade", condenou.

Nitinho também alertou para a iminência de outra epidemia que vem preocupando toda a população no município de Aracaju, que é a dengue. “Porque, ao chegar desesperado na unidade de saúde, o paciente recebe a informação de que não existem médicos para o atendimento e, com isso, famílias com seus doentes ficam de porta em porta nas unidades, chegando até dormir na porta do posto de saúde para pegar uma senha e ser atendido”, denunciou.

O vereador apelou para que a Prefeitura de Aracaju e o prefeito Edvaldo Nogueira criem as condições de atendimento às famílias, que estão desesperadas com seus filhos viciados em crack e pedindo socorro para os seus entes queridos. 

Por Williams Moraes
Assessoria