Por Williams Moraes
O vereador Josenito Vitale, o Nitinho (DEM/SE), iniciou, na manhã desta quarta-feira (11),
a exibição de uma série de vídeos produzidos durante visitas de vistorias nas escolas da rede municipal de Aracaju, mostrando o sucateamento, má conservação, problemas de gerenciamento, falta e/ou atraso de professores e o descaso com a merenda escolar oferecida aos estudantes da capital.
"Quero fazer um alerta de que estes estudantes estão correndo risco de danos à saúde em decorrência da ingestão destes produtos sem qualidade, contaminados por insetos e sem o cuidado devido na hora do preparo", advertiu o vereador.
Segundo Nitinho, na Escola Municipal Maria Carlota de Melo, localizada no povoado São José, no Mosqueiro, a situação é preocupante. "Enquanto o Fantástico mostrava que, em Natal, o único prato servido era o manguzá, aqui, na escola do município, o prato servido diariamente é arroz doce. Todo dia arroz doce. As crianças não aguentam mais comer arroz doce. Não aguentam mais nem ouvir falar em arroz doce!", protestou, ressaltando que grande parte dos estudantes vai às escolas com o único objetivo de obter uma refeição diária, através da merenda escolar.
"É revoltante ver a forma como os alimentos são acondicionados e preparados nas escolas, oferecendo uma verdadeira lavagem às crianças, que não conseguem ingerir e preferem jogar fora, jogar no lixo, a alimentação intragável oferecida a elas", condenou, mostrando em vídeo as péssimas condições da cozinha.
O vereador disse não entender porque a escola só serve arroz doce aos alunos. "É verdade que, na dispensa da escola havia frango, carne moída, arroz, feijão, macarrão. Mas, as crianças reclamam que não aguentam mais comer arroz doce. Por que a escola não serve os mantimentos disponíveis?", questionou, acrescentando que o arroz doce já virou sinônimo de castigo para os alunos.
"Não sei o que está acontecendo! Será que a prefeitura de Aracaju, através da secretaria municipal de Educação, não estabelece um cardápio nutricional, não orienta como deve ser servida a merenda, deixando por conta da escola a decisão do que servir aos alunos? Será que ao comprar estes produtos, a prefeitura não faz exigências quanto à qualidade do produto e o prazo de validade para garantir uma alimentação saudável ás crianças?"
Nitinho clamou ao líder do prefeito, vereador Danilo Segundo (PSB/SE), para que cobre da Prefeitura de Aracaju uma gestão mais responsável nas escolas. "Secretaria da Educação precisa fazer uma fiscalização e exigir uma gestão responsável da escola. Fui à Escola Maria Carlota de Melo para verificar também uma reclamação de pais de alunos, denunciando que uma professora, moradora da comunidade, não cumpre os horários de aulas estabelecidos pelo MEC", informou.
Segundo o parlamentar, enquanto os alunos chegam na sala de aula às 7h, a professora só chega às 8h, provocando um prejuízo de 1h diária ao calendário escolar. "Não acreditei e fui verificar pessoalmente. Eu constatei porque no dia em que estive na escola, na quarta-feira da semana passada, a professora chegou por volta da 7h45 e ainda passou um carão nos alunos por a terem denunciado. Mesmo chegando com 45 minutos de atraso, a professora ficou irritada, negou, esperneou e ainda desafiou o vereador Nitinho a apresentar o pai de aluno que a denunciou".
Nenhum comentário:
Postar um comentário