Foto: Williams Moraes |
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), apelou à sensibilidade do governador do Estado, Marcelo Déda, para que ele facilitar as condições de pagamento e regularização de automóveis junto ao Detran/SE, autorizando, por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, para que proprietários possam parcelar as taxas de licenciamento anual e do IPVA. A preocupação do vereador foi pauta de pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta terça-feira (29/05).
“Quando a população compra um carro, o faz em decorrência da ineficiência do serviço público de transporte urbano”.
Nitinho lembrou que, em Alagoas, ao receber o boleto do licenciamento anual e da taxa de IPVA, o contribuinte já tem a possibilidade do pagamento fracionado em até três parcelas disponíveis no documento.
“Gostaria de apelar a sensibilidade do governador do Estado para autorizar o parcelamento do licenciamento e IPVA, conforme já acontece no Estado de Alagoas. O governo do Estado precisa ser sensível às necessidades da população”, declarou Nitinho, lembrando não haver prejuízos à administração estadual.
O vereador argumenta que a propriedade de um automóvel em Aracaju se tornou uma necessidade básica em decorrência da ineficiência do transporte público urbano, que não tem regularidade, segurança e não atende ao cumprimento de horários exigidos aos trabalhadores da cidade. “Esta situação faz com que muitos trabalhadores precisem deixar de comer para pagar o financiamento de um carro próprio”, alertou.
“Quero pedir ao governador do Estado, ao diretor-presidente do Detran/SE, Bosco Costa, e para que algum deputado estadual adote esta proposta, já que, como vereador, não tenho condições de apresentar este projeto”, clamou.
O líder da oposição também alega que a superlotação dos ônibus em Aracaju obriga ao trabalhador a ter carro próprio. “Diariamente, no horário de pico, pode se observar mais de 100 pessoas dentro de um coletivo que só deveria transportar 47 passageiros”, diz.
“Peço incarecidamente ao governador que seja sensível ao problema da população, visto que, um pequeno IPVA custa em torno de R$ 300,00”.
Williams Moraes
Assessor Parlamentar