terça-feira, 29 de maio de 2012

Nitinho apela ao Governo pelo parcelamento de taxas do Detran/SE


Foto: Williams Moraes

O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), apelou à sensibilidade do governador do Estado, Marcelo Déda, para que ele facilitar as condições de pagamento e regularização de automóveis junto ao Detran/SE, autorizando, por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, para que proprietários possam parcelar as taxas de licenciamento anual e do IPVA. A preocupação do vereador foi pauta de pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta terça-feira (29/05).
“Quando a população compra um carro, o faz em decorrência da ineficiência do serviço público de transporte urbano”.

Nitinho lembrou que, em Alagoas, ao receber o boleto do licenciamento anual e da taxa de IPVA, o contribuinte já tem a possibilidade do pagamento fracionado em até três parcelas disponíveis no documento. 

“Gostaria de apelar a sensibilidade do governador do Estado para autorizar o parcelamento do licenciamento e IPVA, conforme já acontece no Estado de Alagoas. O governo do Estado precisa ser sensível às necessidades da população”, declarou Nitinho, lembrando não haver prejuízos à administração estadual.

O vereador argumenta que a propriedade de um automóvel em Aracaju se tornou uma necessidade básica em decorrência da ineficiência do transporte público urbano, que não tem regularidade, segurança e não atende ao cumprimento de horários exigidos aos trabalhadores da cidade. “Esta situação faz com que muitos trabalhadores precisem deixar de comer para pagar o financiamento de um carro próprio”, alertou.

“Quero pedir ao governador do Estado, ao diretor-presidente do Detran/SE, Bosco Costa, e para que algum deputado estadual adote esta proposta, já que, como vereador, não tenho condições de apresentar este projeto”, clamou.

O líder da oposição também alega que a superlotação dos ônibus em Aracaju obriga ao trabalhador a ter carro próprio. “Diariamente, no horário de pico, pode se observar mais de 100 pessoas dentro de um coletivo que só deveria transportar 47 passageiros”, diz.

“Peço incarecidamente ao governador que seja sensível ao problema da população, visto que, um pequeno IPVA custa em torno de R$ 300,00”.


Williams Moraes
Assessor Parlamentar

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nitinho alerta para o risco das chuvas no Coqueiral e Santa Maria


Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), em  pronunciamento, na Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta terça-feira (22/05), revelou preocupação com os riscos provocados em decorrência das fortes chuvas que caem na capital. Ele relembrou que, há 3 anos, fez uma explanação da situação caótica em que se encontravam os bairros Coqueiral e Santa Maria.

O vereador cobra do prefeito Edvaldo Nogueira as obras de infraestrutura, saneamento, drenagem e pavimentação dos bairros, como forma de prevenir enchentes e desabamentos das moradias subnormais vitimando as famílias carentes de Aracaju.

"Hoje, em período de chuvas, a gente vai visitar esses bairros, a situação é a mesma. E aí o prefeito Edvaldo Nogueira vai deixar a Prefeitura no dia 31 de dezembro e, depois de 12 anos de administração de  Marcelo Déda e do prefeito Edvaldo Nogueira, vai deixar as comunidades na mesma situação de risco que eles encontraram há 12 anos. As pessoas que vivem nesses bairros vivem na lama", indigna-se.

Para Nitinho, Déda e Edvaldo Nogueira são insensíveis e prejudicam a população com o exclusivo objetivo de fazer prevalecer seus interesses políticos e eleitorais. O parlamentar relembrou também que, quando seu partido - o Democratas-, esteve à frente do Governo do Estado, tentou  fazer as obras do Coqueiral e Santa Maria, ficando impossibilitado por se tratar de responsabilidade exclusiva da administração municipal. "Eles (Déda e Edvaldo) rejeitaram a contrapartida que o governo queria dar ao município para a execução das obras", afirmou.

"O Governo do Estado, na época, fez toda a Orla da Atalaia, deixou aquele cartão postal para o povo do município de Aracaju, do estado de Sergipe e do  Brasil. E ficou um pedaço da orlinha -  o Farol da Atalaia -, que o nosso governo tinha preparado um projeto de um Pier. Mas, o então-prefeito de Aracaju, hoje  governador, não deixou fazer a obra por orgulho. Até hoje a orlinha está inacabada porque a prefeitura não teve a competência de fazer 200 metros de obra que faltavam", criticou.

Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Praças de Aracaju vivem situação de tragédia, diz Nitinho


Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM/SE), reiniciou, na tarde desta quinta-feira (17/05), a série de exibições em vídeo das visitas de vistoria que tem  feito, registrando os graves problemas da capital. 



Segundo Nitinho, o objeto do vídeo foi a situação caótica em que se encontram as praças públicas em decorrência do abandono por parte da Prefeitura de Aracaju. 



“As praças Tobias Barreto, Fausto Cardoso, que são espaços históricos desta cidade, estão esquecidas pelo poder público e entregues às baratas”, condena.  

Foto: Williams Moraes
Outro exemplo apresentado pelo vereador foi o posto policial, localizado na praça do Conjunto Santa Tereza, que conforme o parlamentar, encontra-se em estado de abandono e inoperância, servindo de abrigo para desocupados e marginais, deixando a comunidade exposta a insegurança. 

“A segurança pública em Sergipe está um caos e a praça do Santa Tereza, construída na gestão do então prefeito Almeida Lima, há 18 anos, foi desprezada pelo prefeito Edvaldo Nogueira”, protestou.

“O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o governador do Estado, Marcelo Déda, estão provando que não têm compromissos com o povo”, criticou Nitinho, referindo-se ao sucateamento das praças por parte da PMA e falta de segurança pública, de responsabilidade do Governo do Estado.

Além da praça Fausto Cardoso, do Conjunto Santa Tereza, outros exemplos de praças abandonadas apontadas pelo vereador foram a Silvio Romero, Camerino e Tobias Barreto. “O calçamento da praça está totalmente destruído, impondo riscos aos idosos, que não podem transitar com segurança”, alertou.

Foto: Williams Moraes
Nitinho cobra maior atenção do prefeito Edvaldo Nogueira e pede a atuação da Guarda Municipal na conservação do patrimônio público. “Pedimos que o prefeito Edvaldo Nogueira tome providências porque a comunidade não pode conviver com esta situação”.

O parlamentar reivindica espaços públicos e áreas de lazer para o convívio da população. 

Segundo Nitinho, a PMA confere tratamento diferenciado às comunidades, quando não dá manutenção nos logradouros da periferia. “Você vai na Zona Sul, está tudo limpo, pintado e organizado. Você vai na Zona Norte, a situação é de total abandono”, afirmou, advertindo que falta manutenção nas obras.

Nitinho exige manutenção para garantir maior responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, evitando a necessidade de grandes reformas nas praças por falta do cuidado permanente. “Está faltando cuidado, fiscalização e manutenção para que as praças se mantenham conservadas”, apontou.


Por Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nitinho diz que falência e demissões rondam o comércio de Aracaju


Foto: Alberto Dutra
 O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), em pronunciamento, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quarta-feira, 9/5, voltou a protestar pelo caos promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, ao proibir o estacionamento no Centro Comercial de Aracaju. "Todos sabem que o Dia das Mães representa para o comércio a segunda data de maior venda e a PMA ignora a situação do comércio, quando o prefeito Edvaldo Nogueira adiou uma reunião para daqui a 15 dias", alertou.
O parlamentar também protestou pela ausência do superintendente da SMTT na CMA. "Estou triste com a ausência do superintendente da SMTT, senhor Fernando Nunes, que poderia dar satisfação a esta Casa e aos empresários. Na verdade ele não teve a coragem de enfrentar os empresários e os vereadores na sessão da Tribuna Livre da última segunda-feira", relembrou.
Segundo Nitinho, o comércio de Aracaju já vive o risco de falência iminente e demissão em massa, exigindo que a administração municipal não adote providências urgentes para contornar o problema. "Os empresários não têm como bancar a folha de pagamento com a queda das vendas no comércio de modo a manter os funcionários na loja trabalhando", advertiu.
 
"O senhor Fernando Nunes fez parte desse ordenamento de mudanças no trânsito de Aracaju e tem todo o conhecimento a respeito desse projeto. Ele teve medo de vim a esta Casa para enfrentar os empresários e os vereadores. Nós não podemos aceitar o desrespeito e a falta de democracia do superintendente da SMTT para com os vereadores e os empresários do município de Aracaju", reforçou.
 
Nitinho vê desrespeito e insensibilidade também por parte do prefeito de Aracaju para com o problema do comércio. "Infelizmente, o prefeito está sendo insensível ao apelo dos empresários e dos trabalhadores que perderam seus empregos". O vereador entende que o prefeito Edvaldo Nogueira deveria ser sensível, apresentar uma alternativa, convidar os empresários e abrir um debate sobre o problema.
 
Williams Moraes
Assessoria Parlamentar

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nitinho Vitale vê desrespeito da SMTT para com a CMA, o povo e os empresários do comércio de Aju


Foto: Williams Moraes
O líder da oposição, vereador Nitinho Vitale (DEM), classificou como uma falta de respeito da Superintendência Municipal de Transporte e Transito – SMTT, para com o poder legislativo de Aracaju a falta de diálogo com os vereadores e representantes dos empresários sobre a proibição dos estacionamentos no centro comercial da capital. “Na verdade, Antonio Fernando Menezes, o novo superintendente da SMTT, é um tapa buraco e fugiu da raia, quando não compareceu a esta sessão”, apontou.

“Na verdade, este será um debate que não produzirá nenhum resultado. Para se vê o tamanho do desrespeito da SMTT para com a Câmara, o povo e o comércio de Aracaju”, 


protestou o líder, alegando que a ausência dos representantes da SMTT na sessão da Tribuna Livre da CMA, para tratar da falta de estacionamentos no comércio, inviabilizaria adoção de medidas corretivas urgentes.


Nitinho entendeu que realização da “Tribuna Livre” desta segunda-feira na CMA (07/05) se limitou a uma sessão de desabafo. “Acho que as faixas de protestos afixadas aqui na CMA deveriam ser colocadas na porta do prefeito Edvaldo Nogueira”, orientou. 

“Ele (Edvaldo Nogueira) é o gestor de Aracaju e tem o poder de melhorar esta situação caótica em que se transformou o centro da cidade”, condenou.

O vereador se mostrou preocupado com os prejuízos aferidos pelos comerciantes, motivando demissões no comércio, visto que boa parte dos empresários decidiu fechar as portas no centro, buscando outra localidade para dar continuidade as suas atividades.

Nitinho denuncia que a Prefeitura Municipal de Aracaju decidiu por prejudicar os comerciantes do centro em favor dos interesses de um dos shoppings da capital.
Ele também considerou estranha a recusa de diálogo com os empresários por parte do prefeito Edvaldo Nogueira. “Este comportamento do prefeito está prejudicando a população, o trânsito e comércio”, alertou. 

O líder da oposição também critica o legislativo municipal por não ter tomado partido nas discussões do trânsito, quando as medidas restritivas foram adotadas pela SMTT. “Nós deveríamos ter discutido mais estas questões, quando a SMTT decidiu por estas medidas abusivas e antidemocráticas”. 

Fonte: Williams Moraes - Assessoria Parlamentar