Por Williams Moraes
Foto: Alberto Dutra |
"Sou solidário ao vereador Nitinho, admiro a forma como tem procurado prestar informações públicas e espero que o senhor não esteja sendo vítima de um linchamento eleitoral". A declaração foi feita pelo vereador de Aracaju, Jony Marcos, ao prestar solidariedade ao líder da oposição, vereador Josenito Vitale, o Nitinho (DEM), durante sessão legislativa, na Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira, 23/10.
Jony parabenizou a postura humilde do vereador ao pedir desculpas públicas e prestar explicações, reconhecendo o erro por ter esquecido o porte da Carteira Nacional de Habilitação - CNH. "O senhor me surpreendeu, vereador Nitinho!", discursou Jony.
"Quero avisar aos adversários políticos do vereador Nitinho e ao jornalista Marcos Cardoso, secretário municipal de Comunicação, que articulou toda esta exploração da mídia, que ninguém vai me intimidar, nem fazer com que eu deixe de cumprir o meu papel de denunciar os erros da prefeitura de Aracaju", reagiu Nitinho.
"A imprensa tem todo o direito de noticiar o fato. Mas manchetar que eu estava embriagado foi maldade porque a própria autoridade de trânsito já havia prestado explicações sobre isto, negando estado de embriaguez", condenou, reafirmando que o povo de Aracaju conhece sua conduta em todos os eventos que participa e que tem dissernimento para analisar toda esta armação que está acontecendo.
Embora tivesse esquecido o documento, Nitinho é condutor regularmente habilitado para direção pelo Detran de Sergipe, estado seu documento dentro do prazo de validade. Como todo condutor flagrado sem o documento obrigatório, por não portar a CNH no momento da blitz, o vereador Nitinho irá pagar multa, conforme determinação do Código Brasileiro de Trânsito. "Não reagi, não desrespeitei a autoridade de trânsito e em momento algum fiz uso da prerrogativa de ser vereador. Acatei a notificação e entreguei o veículo para ser conduzido pela minha esposa, que estava devidamente habilitada", esclareceu.
O vereador também revelou ter sido avisado por servidores municipais de que a secretaria Cristina, teria feito chacota, dizendo que desejava mais do que a multa para Nitinho. "Vou continuar respeitando a senhora, secretária! Pode ficar tranquila", repreendeu.
Nitinho se mostrou disposto a manter o perfil combativo e propositivo com que vem exercendo o cargo de vereador de Aracaju. "Inclusive, vou continuar combatendo a maldade da SMTT, que tem o exclusivo objetivo de arrecadar, de punir o cidadão, sem ordenar, sem orientar e sem educar para um trânsito seguro em Aracaju", avisou.
O vereador cobrou a aplicação dos recursos públicos em campanhas educativas, exigiu a prestação de contas da SMTT e antecipou que irá iniciar uma mobilização pública contrária "à sanha arrecadatória da prefeitura de Aracaju, através da SMTT, que já inicia o processo de reimplantação dos radares fotográficos, de forma aleatória, com o exclusivo objetivo de multar e punir os cidadãos de Aracaju".
Nitinho relembrou que, além de identificar irregularidades e indícios de fraudes no edital da licitação dos fotossensores, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe identificou que os pontos de instalação dos radares não atendiam a nenhum critério técnico com objetivo de reduzir acidentes, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro. "Eles só querem arrecadar", reafirmou Nitinho.
O vereador comentou que, depois de retirados os radares fotográficos, a população não percebeu aumento do número de acidentes especificamente nos locais onde os equipamentos haviam sido instalados pela SMTT. "Pelo que tenho conhecimento, o único caso registrado na avenida Beira Mar foi o do motociclista que fugia de um assalto", relembrou.