quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nitinho aposta em sonorizadores para inibir velocidade e reduzir multas



O vereador Josenito Vitale (DEM/SE), o Nitinho, quer aumentar os critérios de segurança no trânsito, inibir o número diário de acidentes e salvaguardar a economia doméstica dos cidadãos, assegurando aos condutores a instalação de sinalização vertical e horizontal e inibidores de velocidade, precedendo os pontos de instalação dos radares, fotosensores e lombadas eletrônicas nas vias de trânsito de Aracaju.

"Se, ainda assim, o cidadão desrespeitar a sinalização horizontal, vertical, ignorar os sonorizadores da via e for flagrado pelos radares eletrônicos em excesso de velocidade, admite-se a medida punitiva através das multas para reordenar a prática do condutor", justificou.

"Queremos um programa continuado de educação para o trânsito para garantir a segurança dos usuários, a preservação das vidas, promovendo a reeducação do condutor e impedindo que a indústria de multas prejudique a economia dos motoristas da cidade", explicou Nitinho, reivindicando campanhas educativas constantes nas ruas e nos meios de comunicação de massa.

Nitinho pretende protocolar, ainda esta semana, junto a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, um Projeto de Indicação ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), sugerindo que SMTT instale ondulações transversais e/ou sonorizadores nas vias públicas, como ferramentas de inibição da velocidade em pontos precedentes à intalação de radares, fotosensores e lombadas eletrônicas, que, somente no ano de 2010, promoveram à SMTT arrecadação de R$ 5 milhões provenientes de multas, embora não tenham se configurado em instrumentos de redução de acidentes e vítimas de trânsito.

Nitinho esclarece que os sonorizadores são dispositivos de controle de tráfego, constituídos por pavimentos com superfície irregular, cuja função é induzir os condutores a reduzirem a velocidade e alertar, através de efeito sonoro-vibratório, sobre a existência de algum perigo, obstáculo ou vulnerabilidade à frente. "É necessário que a SMTT realize estudos estatísticos para determinar os pontos de vulnerabilidade e maior risco de acidentes como as portas de escolas e hospitais, vias de grande fluxos, para a implantação dos sinalizadores, sonorizadores e instrumentos eletrônicos para garantir a preservação das vidas", argumenta.

"Nossa idéia é de que o administrador público adote providências para que o motorista seja compelido a uma prática mais prudente, reduzindo a velocidade em toda a extensão da via e antes mesmo de ultrapassar os radares, fotosensores e lombadas,
para que tenhamos um trânsito mais cidadão, mais seguro e menos punitivo", explicou o vereador, discordando da tese do bloqueio de efeito, localizado e com caráter meramente arrecadatório".

Por Williams Moraes
Assessor de Imprensa

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